Mais notícias:

O setor metalmecânico e as novas tecnologias

Publicada em 08/07/2019 - 13:29


O setor metalmecânico capixaba representa mais de 60% dos fornecimentos para os complexos industriais locais e tem uma receita anual de mais de R$ 8 bilhões, metade desse valor em negócios com outros estados e países. São 1.200 empresas que geram 24 mil empregos.

Com vistas à elevação da competitividade do setor, em 1988 foi fundado com o apoio da Vale e da ArcelorMittal o Centro Capixaba de Desenvolvimento Metalmecânico (Cdmec) dentro de uma iniciativa do Bandes de criação de Centros Tecnológicos Setoriais. No mesmo ano, o Bandes criou também CTs para os setores de mármore e granito, confecções, café e software.

Dentre as atividades conduzidas pelo Cdmec está o Diagnóstico de Inovação do Setor Metalmecânico, realizado anualmente com apoio do Sebrae, Ifes, parceiros, mantenedores, do apoiador Sicoob e, principalmente, dos nossos associados. O lançamento do diagnóstico será durante a Mec Show, feira do segmento metalmecânico, no próximo dia 06 de agosto, no Centro de Convenções de Carapina.

 A inovação é a estratégia empresarial mais utilizada no mundo para desenvolver vantagens competitivas, permitindo a manufatura de novos produtos e processos com desempenho inalcançável pelos concorrentes em curto prazo e por vezes proporcionando mudanças estruturais em mercados.

Por vezes nós mesmos não temos conhecimento, mas não raro, empresas capixabas têm sido premiadas nacionalmente e internacionalmente em inovação.

O Espírito Santo está caminhando para se tornar um centro de referência em alguns setores e, com o apoio de diversas ações e agentes de fomento o segmento metalmecânico também se insere nessa jornada.

Um exemplo recente foi a aprovação pela Mobilização Capixaba pela Inovação - MCI do projeto “Aceleração da Inovação Tecnológica nos setores Metalmecânico e de Petróleo e Gás”, que objetiva o estímulo à adoção de práticas inovativas no dois segmentos. O projeto será realizado com recursos do Funcitec/MCI, Fundo Estadual da Ciência e Tecnologia.

O Cdmec estará presente na Mec Show 2019 com seu estande na coordenação da Ilha da Inovação. Também será possível participar do 18º Seminário e Exposição de  Instrumentação, Sistemas,  Elétrica  e  Automação - ISA  SHOW  ES e da ES OIL&Gas , que contarão com participantes de outros estados/países e fomento da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDV). A feira será uma ótima oportunidade de ver e conhecer as empresas capixabas que estão temperando e cozinhando essa moqueca tecnológica.

Leandro Passos, presidente do Centro Capixaba de Desenvolvimento Metalmecânico